Estudantes negros da UNESP se articulam em evento de reestruturação do NUPE

Reunião em Bauru levanta necessidade de organizações de negras e negros na universidade para pesquisa, extensão e fortalecimento político


Por: Julia Conceição e Solon Neto

Reunidos: Coletivo Abisogun, de Araraquara, Coletivo Negro Kimpa, de Bauru e Núcleo Negro Ibilce, de São José do Rio Preto (FOTO: http://almapreta.com/ )

O NUPE é o Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão. O Núcleo existe desde 2003, regulamentado a partir da resolução UNESP número 43/2012. O Núcleo é formado por uma coordenação científica, coordenação geral, grupos de trabalho locais e um Conselho Superior.
A participação discente se dá no Conselho Superior, que tem como função:
I - Deliberar sobre todas as questões de interesse estratégico do NUPE;
II - Aprovar proposta de alteração deste Regulamento, para submetê-la à deliberação da PROEX.

A I Conferência do NUPE reuniu estudantes, pesquisadores e ativistas da causa negra no campus de Bauru, nos últimos dias 19 e 20 de Junho. Os dois dias de atividade tiveram por foco a reestruturação do núcleo e a indicação de representantes para a coordenação e conselho superior.
Ao final dos dois dias de debate, foram escolhidos como representantes:

Coordenação Geral: Juarez de Paula Tadeu Xavier - Bauru
Vice-Coordenação Geral: Sebastião Souza Lemes - Araraquara
Coordenação Científica: Ana Bia Pereira de Andrade - Bauru
Conselho Superior (Discente):  Solon Barbosa Veloso Neto - Bauru


O NUPE é importante para o desenvolvimento de atividades nos campi que visem a pesquisa e a extensão em torno da temática da negritude. Com a política de cotas adotada pela universidade, institui-se uma demanda por uma ambiência e política de recepção a esses alunos e alunas que ainda não existe. São poucos os professores e pesquisadores negros na universidade, e devemos lutar por esse espaço. O Núcleo também formará Grupos de Trabalho sobre pesquisa e extensão na temática nos campi. Todos os interessados podem formar seus grupos e apontar um supervisor, que fará parte do Conselho Superior. O NUPE está colhendo interessados na formação e supervisão desses grupos, os coletivos podem cooperar nesse sentido.

Forme seu coletivo! - Organizações Estudantis Negras da UNESP se reúnem e buscam articulação

O Núcleo está em fase de estruturação e levará algum tempo para que as atividades se efetivem, o que não nos impede, como estudantes, de adiantar nossos passos.
Há vários coletivos e organizações negras estudantis na UNESP, que têm trabalhado em prol da realização de debates e criação de um ambiente favorável para a discussão da temática racial dentro da universidade, ampliando o espaço para negras e negros.
Durante a I Conferência do NUPE, três dessas organizações se encontraram. O Coletivo Abisogun, de Araraquara, o Coletivo Negro Kimpa, de Bauru, e o Núcleo Negro do Ibilce, de São José do Rio Preto.
Essas organizações optaram por se articular em conjunto, com o objetivo de ampliar nossa luta para outros campi. Após longas discussões sobre a representatividade neste espaço, os participantes do evento apontaram pela necessidade de uma cadeira para funcionários e estudantes da pós graduação e graduação, pensando a longo prazo para que se consiga uma cadeira para discentes de todos os campis da UNESP.
Tais propostas deverão ser debatidas nas próximas reuniões do Núcleo. A formação de Coletivos é o que dará o suporte para uma boa representação estudantil e política do negro na UNESP.
Caso seu campi ainda não tenha uma organização de negros e negras, você pode constituí-la. A experiência de outras organizações da mesma natureza na UNESP estará a disposição, e o apoio necessário será dado.

Negros e negras da UNESP, uni-vos!

This entry was posted on domingo, 28 de junho de 2015. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. Responses are currently closed.